top of page

Empresas de ônibus são multadas em R$ 100 milhões... Opa - pelo Ministério do Trabalho

  • De O Dia Online
  • May 11, 2016
  • 1 min read

Uma força tarefa do Ministério do Trabalho e Emprego com o Ministério Público do Trabalho fiscalizou, durante sete meses, 30 das 42 empresas de transporte público da cidade do Rio de Janeiro.

Segundo o site de notícias, "o relatório divulgado ontem constatou que 100% das empresas investigadas não respeitam as jornadas de trabalho e não recolhem corretamente FGTS e contribuição social rescisória".

A lista de infrações é interminável: vai desde as condições degradantes do trabalho (falta de banheiros químicos e água potável nos pontos finais, por exemplo), até irregularidades no recolhimento do FGTS e das contribuições previdenciárias.

Essas empresas (que são fortes por si próprias e mais fortes ainda pela associação empresarial que formaram, a Fetranspor) são acostumadas a tratar multas de trânsito como contratempos insignificantes, porque recorrem e não as pagam.

Mas com o Ministério do Trabalho o buraco é mais fundo, e se não quebrar o eixo, no mínimo vai comprometer a suspensão. Dívidas federais crescem, dão frutos e vão parar no Cadin - o Cadastro de Inadimplentes do Ministério da Fazenda.


Comments


bottom of page