Que atire a primeira pedra aquele que...
- Fernando Canedo
- May 23, 2016
- 1 min read

Já dizia Cunha, como os heróis do BOPE: se eu cair, vou cair atirando! Pois bem, veio à tona mais uma gravação. Agora, já do “novo” governo, ou de sua tentativa. Jucá deu mole e caiu na rede… Até o Wikipedia sabe o significado de “BOI DE PIRANHA”.
“Boi de piranha é uma expressão popular brasileira. Pode designar uma situação onde um bem menor e de pouco valor é sacrificado para que, em troca, outros bens mais valiosos não sofram ameaças. Pode designar também o ato de alguém se sacrificar para livrar uma outra pessoa de alguma dificuldade.
A expressão vem do meio rural, onde criadores de gado, ao atravessar um rio infestado de piranhas, abatiam um dos touros, já velho e/ou doente, e atiravam seu corpo, sangrando, ao rio, para atrair os peixes carnívoros enquanto eles passavam com o rebanho .”
Como pode o ainda (tic-tac tic-tac tic-tac) Ministro tentar desvirtuar seu significado? Da leitura temos como certo que um será o “bode espiatório” e este garantirá a salvaguarda do rebanho. Quem será o privilegiado? Quem é o doente terminal, o mais velho, ou sem valor para o coletivo? Mas afinal, de que coletivo estamos falando? Quem deve ter seus interesses preservados - a quadrilha ou a sociedade?
Ao que parece, cada um cuida de si e busca varrer a poeira para debaixo do tapete. Diante de todas as ameaças e investigações da Lava-jato, salvo informação mais atual, somente permanecem com reputação intocável os Bolsonaro e Tiririca.
Mas a pergunta que não quer calar é: será que a sociedade quer e espera que seja salvo alguma rês desse rebanho?




Comments