Reflexões bizarras patrocinadas pelo facebook
- Jason Prado, DP
- Sep 7, 2016
- 2 min read

Acima de qualquer coisa, o FB deu voz a quem não tinha. De quebra, incentivou a leitura e a escrita.
Por mais grotescas que sejam algumas postagens e a forma como são grafadas, elas estão fazendo o Brasil se comunicar através da escrita.
Dando voz, está melhorando a cidadania. Parece que o país todo anda conectado aos seus direitos. Que são muitos. Numerosos e infinitos.
Mas ninguém quer ler o direito de ninguém. Ler, mesmo, eu acho que cada um lê o seu post. E só.
Tão certo quanto a existência do Sol, é fato que menos de 1% das pessoas que visualizarão esse post lerão este parágrafo.
Pela simples razão de que ele está fora da janela do Face, exigindo que as pessoas cliquem para abrir o artigo. Isso está fora de consideração entre a maioria dos navegantes, e apenas corrobora minha constatação.
Todo muito curte. Parece título de filme: “curtindo a vida adoidado”. Uns para dar uma força aos outros. Outros, apenas para assegurar que os seus também serão curtidos…
O que faz muito sucesso nesse universo são idiotices de qualquer espécie: humanas e animais. Não necessariamente animalescas.
Apesar de uma pseudo censura estética, o Grotesco e o Bizarro são top trending em todas as redes sociais, e no FB elas são potencializadas.
Talvez por isso mesmo, a política é uma paixão maior que futebol na vida do brasileiro.
Pode ser que seja apenas um reflexo do que os políticos e as bundas fazem em comum, mas, a julgar pelas visualizações e comentários na rede, pode-se dizer que Bunda e Política são as preferências nacionais dos brasileiros de agora.
Talvez seja porque passou a colocar feijão (e caviar também) no prato de algumas pessoas, mas pelo que rola no Face, o Brasil está transformando ideários e ideologia em religião.
A continuar assim, vamos conhecer o Jihad antes da Revanche Cruzada.
E para não estender mais do que a tolerância do meio permite, aqui vão as últimas bizarrices que constatei:
não importa o que se diga e o quanto se comprove da bandidagem que tomou o país de assalto nessa última década, do mensalão aos fundos de pensão, mais se vê pessoas de bem, estudadas, como se diz na minha terra, defendendo o PT aguerridamente, e
por mais bizarro e incongruente que pareça, os eleitores do Temer são os que mais radicalizam e insistem em chamar este governo de golpista.
Vai entender.




Comments