Vovô Stalin Turismo
- Sérgio Bandeira de Mello, Gico
- Jan 12, 2018
- 2 min read

Aos mais jovens, que compram passagens avulsas pela internet, antes que Lula abrisse o mundo aos brasileiros menos favorecidos, e seu poste o fechasse, o lance era excursão, para se ganhar escala e baixar o preço dos deslocamentos aéreos.
Apenas com o auxílio de turmas reunidas aqui e ali é que se possibilitavam os fretes de aeronaves parrudas. Uma vez fechados os grupos, por meio de promoções lançadas em clubes, condomínios de classe média e colégios particulares, os famosos voos charter podiam decolar sob as asas de uma empreendedora da terceira idade, Vovó Stela.
Entretanto, copas fora, copas do mundo, não o jogo de cartas, o destino era quase sempre o mesmo.
Por sorte, a exemplo dos companheiros cubanos, nossa garotada também sonhava em ir a Miami e à Disney. Só que de avião, em vez de barcos improvisados. E assim surgiria essa vovó do turismo direcionado, disposta a levar os netos alheios ao paraíso da criançada, com a devida autorização dos pais.
Portanto, antes que o líder máximo petista tivesse deixado as passagens acessíveis, entupindo os aeroportos e deixando furiosa a zelite branca, houve essa vovó, hoje copiada pelos companheiros que hão de fazer de Porto Alegre o melhor destino das férias escolares.
Fora das grades e de férias dos livros, há um vovô chamando a petizada a se juntar à petezada. Dirceu, codinome atual Vovô Stalin, cuja ideologia remonta aos nossos tataravós, está na mídia conclamando a presença de todos no Sul, para barrar a ditadura da toga e implantar a do proletariado, esta sim, democrática.
Entretanto, os estudantes secundaristas não profissionais, sobretudo os eleitores sub-18, deverão apresentar o consentimento formal dos responsáveis para se incorporarem aos protestos por justiça.
A esses, seguem algumas orientações de ordem prática, também pertinentes para os menores que desejem comparecer a outras manifestações pré-carnavalescas.
Em aglomerações com mais de dez militantes, o refrão “o povo unido jamais será vencido” deverá ser gritado em plenos pulmões de forma ritmada, sempre acompanhado do braço para o alto, de preferência o esquerdo;
Não confundir a Internacional socialista, a ser ensaiada no ônibus/avião, com o hino colorado;
Evitar o vermelho do Grêmio estudantil em eventual visita à arena homônima;
Não interpretar, mas aguardar sinopse oficial dos discursos da família Genro, pai e filha;
Não assediar a coleguinha do lado, a não ser com palavras de ordem.
Aviso paroquial: a Manuela, a encantadora anfitriã, candidata a presidente(a) pelo partido companheiro de sempre, nossa aliada no segundo turno, é muito velha para você. Sua mãe não vai gostar.




Comments